Melhorar a Comunicação com a Audiência Tendo e Comunicando Bons Propósitos ou Porquês

como melhorar a comunicacao com a audiencia - Melhorar a Comunicação com a Audiência Tendo e Comunicando Bons Propósitos ou Porquês

Tempo de leitura: 7 minutos

Existem duas coisas que precisamos levar em conta para conseguir melhorar a comunicação com a audiência:

1 – O porquê ou o propósito por trás da nossa comunicação precisa ser bom, ou seja, precisamos ter a intenção de ajudar a nossa audiência;

2 – Precisamos comunicar este propósito para a nossa audiência.

O Mais Importante: Ter Bons Propósitos

A primeira e mais importante coisa que precisamos entender é que, para sermos bons Empreendedores, precisamos ter bons propósitos ou bons “porques”.

Devemos sempre nos perguntar: qual o nosso propósito ao construirmos esta empresa ou empreendimento?

Então, o primeiro passo para melhorar a comunicação com a audiência é escolher bons propósitos sempre!

Vamos tentar entender o propósito através de uma pequena história, porque na verdade, existe um propósito por trás de cada ato nosso.

Imaginem dois pais de duas famílias.

Ambos possuem uma situação financeira confortável.

Os dois resolvem levar as suas famílias para um Rodízio de Carnes (churrascaria em que se come à vontade e cada pessoa paga um preço único).

O lugar é o mesmo, o horário é o mesmo, o dia é o mesmo, quase tudo absolutamente igual.

gastronomia familia restaurante 300x156 - Melhorar a Comunicação com a Audiência Tendo e Comunicando Bons Propósitos ou Porquês

Eu disse: quase tudo!

O Pai de Família A versus o Pai de Família B

O pai da família “A” leva a sua família para desfrutar de bons momentos, quer proporcionar momentos agradáveis para a família e para si.

Comem a quantidade que costumam comer sempre em suas casas, nada de exagero de nenhum tipo.

Não está preocupado se pagou o valor justo pela entrada, mas o seu único propósito é a felicidade da sua família.

O pai de família “B”, que aparentemente tem os mesmos propósitos do pai de família “A”, na verdade está preocupado em “se mostrar” para a família e para os amigos.

O seu propósito, apesar de parecer igual ao do pai de família “A”, não é tão elevado.

Consumismo Desnecessário

Ele está preocupado em contar para os seus amigos a vantagem de ter comido até não aguentar mais!

Afinal, estavam no rodízio, e tinham que aproveitar “cada centavo” do valor da entrada, pensamento bastante equivocado.

Estava preocupado em consumir o máximo possível.

Tirou diversas “selfies” e diversas fotos dos pratos para postar em sua rede social.

Nada contra as “selfies” ou tirar fotos de pratos.

Estamos apenas analisando propósitos.

Enfim, ao invés de apreciar o momento, apenas estava interessado em “como ia ficar na foto”.

O que eu quero dizer com essa pequena estória?

Que, apesar de ambas as famílias parecerem ter os mesmos propósitos, internamente, como não eram os mesmos, afetaram os resultados de curto e longo prazo.

Veja a diferença: como o pai de família “A” não exagerou em nada e nem a sua família, afinal, comer demais traz prejuízos à saúde no longo prazo.

Ele e sua família puderam apreciar o momento, guardando em suas memórias o bom momento vivido, pois não estavam preocupados em ficar tirando fotos para postar em redes sociais.

Já o pai de família “B”, que está com o propósito interior de “se mostrar” para a família e para os amigos, apesar de parecer que tem o mesmo propósito da família “A”, a situação é bem diferente.

Toda a família acabou exagerando nos comes e bebes, levando alguns a terem, inclusive mal estar gástrico.

Pensamentos bons atraem situações boas

Então, a primeira coisa que eu quero que você entenda é: tenha bons propósitos, pois assim, você terá bons resultados. Isso é uma lei da natureza.

Tendo bons propósitos, você atrairá coisas boas para você e para o seu negócio.

A base disso é o nosso pensamento. Bons pensamentos atraem pessoas de bons pensamentos.

Maus pensamentos atraem pessoas e situações más. Apenas uma questão de Física Quântica.

Reflita sobre isso e você vai perceber o como isso é realidade.

Melhorar a comunicação com a sua audiência tem tudo a ver com bons pensamentos, porque você comunica o que você pensa.

E, acima de tudo: comece a monitorar seus verdadeiros propósitos por trás de cada ato seu, e se você perceber que não é um propósito elevado, mude ou nem execute o ato, para não atrair, sem querer, maus resultados.

Por exemplo, não crie ou pense no seu empreendimento apenas como fonte de dinheiro, mas como uma entidade que contribui para que as pessoas (clientes, funcionários e você) sejam mais felizes.

Os clientes, através dos recebimentos de serviços e produtos que superam as suas expectativas.

Os funcionários porque ganham um salário digno para viverem e podem se concentrar no seu trabalho.

Você porque está conseguindo administrar um bem para todos.

Melhorar a Comunicação com a Audiência Comunicando o seu Propósito ou o seu Porquê

A segunda coisa, ainda quanto a propósitos, está no livro chamado “Por quê? Como Motivar Pessoas e Equipes a Agir”, de Simon Sinek.

Vou deixar um link aqui na foto do livro para você dar uma olhada nele.

Recomento fortemente que você dê um jeito de lê-lo.

por que simon sinek 211x300 - Melhorar a Comunicação com a Audiência Tendo e Comunicando Bons Propósitos ou Porquês

O autor do livro descobriu que as empresas que mais se sobressaem no mercado, como a Apple e a Harley Davidson, explicam o seu “porquê” de existirem, o que a maioria das pessoas e empresas não faz.

Elas descobriram que mostrar os porquês de elas existirem para melhorar a comunicação com a audiência é o melhor caminho, porque gera uma conexão mais forte e duradoura.

Simon Sinek explica que a maioria das empresas transmite, em sua comunicação e publicidade, apenas o resultado que o produto ou empresa traz e como esse resultado será alcançado.

Geralmente, elas nem sabem porque elas existem, e esse é o problema dessa grande maioria de empresas.

Empatia com os Porquês da Empresa

Quando a empresa deixa explícito qual o seu porque, ela arrebanha pessoas que se identificam com esse propósito e tornam-se fiéis à marca.

Ela melhorará a sua comunicação com a sua audiência através da identificação desta audiência com os porquês da empresa.

Por que isso acontece?

Porque as pessoas já são fiéis aos propósitos da empresa, que no fundo, são os mesmos propósitos delas mesmas.

Elas são empáticas aos propósitos da empresa.

São empáticas porque os propósitos da empresa são os propósitos delas também!

Figura 1: O conceito de Círculo Dourado de Simon Sinek. Fonte: O livro já citado e linkado acima.

O círculo dourado de Simon Sinek 300x172 - Melhorar a Comunicação com a Audiência Tendo e Comunicando Bons Propósitos ou Porquês

Então, a segunda coisa mais importante que você deve fazer em relação ao propósito, após decidir se vai empreender em uma empresa de alimentos e não em uma de educação: você deve declarar esse propósito em toda a sua comunicação, para melhorar a comunicação com a audiência.

Você deve deixar claro para todos quais são os seus propósitos e, assim, você atrairá somente as pessoas que você e sua empresa acreditam, e isso é muito bom.

Não Tente Agradar a Gregos e Troianos

Bill Cosby costumava dizer: “Eu não sei qual o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar a todo mundo.”

Quando tentamos atingir todo mundo, não conseguimos atingir ninguém.

Ou atingimos uma parcela muito menor do que se tivéssemos uma comunicação mais focada e específica.

Atingiríamos apenas o público certo e que estão alinhados aos próprios propósitos da empresa.

Quando você comunica os seus propósitos ou os propósitos da empresa, as pessoas deixam de serem clientes para serem admiradoras e seguidoras.

Você inspira as pessoas que se identificam com os propósitos declarados e afasta as pessoas que não compartilham dos mesmos valores.

E, conforme você verá no livro, existem diversas empresas que fazem isso.

Neste artigo, analisamos os propósitos, ou os porquês, sobre 2 aspectos importantes objetivando melhorar a comunicação com a audiência:

1- Sobre a qualidade, ou seja, é importante ter bons propósitos;

2 – sobre a comunicação desses bons propósitos, para conseguir inspirar as pessoas a realizarem seus objetivo.

Um Grande Abraço!

 

Por Favor, Deixe o seu Comentário!
Por Favor, Deixe o seu Comentário!