Marketing: Por que todo mundo precisa aprender…

Marketing - Por que todo mundo precisa aprender sobre esse assunto...

Tempo de leitura: 8 minutos

O Marketing é fundamental na vida de todo mundo.

O problema é que a maioria de nós não sabe disso.

O não conhecimento desta disciplina gera diversos problemas para os mais diversos profissionais.

Você já deve ter até se deparado com alguns exemplos.

Aquele engenheiro que você sabe que é super-competente, capaz de criar um foguete para Marte, mas não consegue achar emprego.

O médico, que você sempre soube ser estudioso e dedicado, mas vive passando por dificuldades financeiras.

Até administradores, que deveriam ter pelo menos 2 matérias obrigatórias todo o semestre sobre esta matéria, não conseguem também uma boa colocação, apesar de serem bastante competentes e esforçados.

Por outro lado, você deve conhecer um monte de gente que conseguiu se sobressair no que fazem, muitas vezes, sem nem ter diploma acadêmico e nem do ensino médio!

Silvio Santos construiu um império com o seu Baú da Felicidade e começou do zero, como camelô, mas já aplicando intuitivamente, técnicas de Marketing.

Jorge Paulo Lemann tornou-se um dos empresários mais extraordinários que o país e o mundo já viu.

É considerando um grande financista, mas eu o considero, na verdade, um grande marketeiro, porque ninguém constrói empresas de sucesso e as comanda nessa situação, sem aplicar técnicas de marketing.

É possível construir uma empresa sem conhecer conceitos de finanças, mas vai ser difícil construir uma sem os conceitos de marketing.

Abílio Diniz saiu de uma padaria para uma rede de hipermercados.

E você deve conhecer um monte de gente que construiu empresas do nada, e que você se perguntou: como ele fez isso?

O segredo por trás de todos eles é o Marketing.

Não necessariamente o conhecimento formal, mas intuitivo, e que possibilitou a estas pessoas construírem fortunas do nada.

Com essa pequena noção sobre porque aprender Marketing, vamos destrinchá-lo um pouco.

O que o Marketing não é

Mas, antes, vamos entender o quê não é:

Não é Vendas. Vendas é só um pedaço do Marketing.

Sem as técnicas de Vendas, que devem ser aplicadas com integridade, uma solução de um problema não chegaria até as pessoas.

Essa é a confusão mais comum, a ponto de empresas de tele-vendas serem chamadas de “telemarketing”.

Não é Publicidade, que também é uma outra ferramenta do Marketing.

Sem a Publicidade, uma solução não seria conhecida pelo público que tem aquele problema a ser resolvido.

Essa confusão costuma ser encontrada na fala das pessoas: “Vou fazer o meu Marketing junto a fulano.”

Também, quando as pessoas estão iniciando um negócio, acham que Marketing é só divulgar o seu negócio para o maior número de pessoas.

Desperdício de dinheiro e tempo.

A Marca

Uma confusão bastante comum no Brasil, porque somos bombardeados por muitas propagandas tentando gravar uma marca em nossas mentes, é achar que fazer isso é marketing.

Não é. Não é uma Marca ou a sua administração, que muitas vezes é até irrelevante para um bom Marketing.

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O Marketing e a Coca-Cola

A Marca, se bem posicionada, pode aumentar a eficiência de comunicação com as pessoas que desejam solucionar um problema através do seu produto.

Como empresas como a Coca-Cola que possuem uma logística invejável, capaz de atingir até os lugares mais inimagináveis, fazem propaganda para “gravar” a sua marca na mente das pessoas o máximo possível.

A maioria das pessoas expostas a este tipo de propaganda acha que Marketing é só isso.

Também não é cobrar o maior preço possível por um produto.

Nem sempre o maior preço é o preço mais justo.

Muitas pessoas confundem um bom Marketing com a capacidade de pedir o maior preço possível por um produto, e lógico que isso é falso.

Essa confusão é muito bem percebida na indústria farmacêutica.

Remédios, por que muitas pessoas não tem como viver sem eles, são precificados em um nível que ultrapassa todos os absurdos do senso de humanidade que todos nós devemos ter.

O que é Marketing então?

Marketing é o processo de entregar uma solução para uma pessoa que tem um problema a ser resolvido.

Ou seja, Marketing estuda sobre o quê as pessoas necessitam (e muitas vezes, nem elas sabem disso) e estuda uma forma de criar e entregar esta solução a um preço justo.

Podemos dividir o Marketing em duas partes: A Estratégica e a Tática.

E, lógico que é impossível esgotar estes assuntos aqui, será só uma leve pincelada nestes temas.

A Parte Estratégica

Posicionamento

O Posicionamento talvez seja o conceito mais importante dentro do Marketing.

Eu definiria este conceito como a arte de se posicionar na mente do seu cliente.

Imagine que a mente das pessoas tem diversas caixinhas.

Nestas caixinhas, estão diversos produtos, em diversas posições.

Cada produto ou marca ou ambos estão em uma caixinha diferente.

Algumas estão mais altas e outras estão mais baixas.

Se eu falar “refrigerante” qual a marca que vem imediatamente à sua mente?

É bem provável que seja Coca-Cola, não é?

Isso significa que essa é a marca que está na caixinha mais alta dentro da sua mente.

E depois de Coca-Cola? Quais as outras marcas que vem à sua mente?

Estas são as caixinhas que estão em posições inferiores na sua mente.

Esse é o conceito de Posicionamento.

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Marketing e Estratégia

A Coca-Cola está posicionada em sua mente como a número 1 em refrigerante, e os outros estão em posições inferiores.

Este é o básico sobre esse assunto, Mas existem diversos outros aspectos que eu falarei em outros artigos.

Segmentação

É a separação de públicos-alvos em diferentes grupos, de acordo com:

  • a idade;
  • sexo;
  • cidade onde mora;
  • renda e;
  • diversas características que podem ser encontrados em várias pessoas ao mesmo tempo.

A segmentação é importante porque facilita a comunicação com o público-alvo e fica mais fácil de entregar a solução para o cliente.

A Parte Tática – O 4 P´s do Marketing

Produto

Em primeiro lugar, o Produto é a solução empacotada para entregar para o cliente que tem aquele problema que a sua solução resolve.

A administração desse “P” é importante porque você precisa entregar um produto de alto valor e preço justo para o seu cliente.

Detalhes como embalagem, quantidade a ser comercializada e outros são gerenciados neste item.

Preço

O Preço talvez seja o item mais difícil de ser administrado, já que ele pode ser usado para Posicionar o produto como algo de mais valor e de menos valor.

Sobre esse assunto, eu fiz o vídeo abaixo:

Ponto

Outro item importantíssimo no marketing é o ponto.

Na hora de montar qualquer negócio, precisamos escolher o ponto com muito cuidado, inclusive, dependendo do negócio, onde o sol nasce ou se põe.

Precisa ter movimento, o máximo possível, e se possível, esse público precisa ser o mais qualificado possível, ou seja, precisa ser um público que está passando na frente da sua loja porque precisa do seu produto.

Vale mais a pena pagar luvas por um ponto bem movimentado do que instalar uma loja em um local que não cobre luvas, mas que não tenha movimento nenhum, ou muito pequeno.

Então, administrar o “P” de Ponto significa instalar a nossa loja no melhor lugar possível, do ponto de vista do movimento de pessoas e sua qualificação.

Publicidade

A Publicidade é a comunicação que você vai fazer para o seu cliente ou possível cliente.

Logo, ela deve estar alinhada com o Posicionamento da empresa e com o Segmento que está comunicando o Produto.

Também busca mostrar que o Preço está abaixo do Valor que entrega.

E busca aumentar o fluxo de pessoas na frente da loja, ou seja, valoriza o ponto.

É ele que comunica tudo o que acontece com relação aos outros “P’s”.

Sem ela a venda não acontece e outros esforços são totalmente inúteis.

Não adianta somente o Produto estar bem feito e que satisfaça o cliente plenamente.

Também, não adianta colocar um bom Preço se você não comunicar o valor por trás do produto.

E, claro, não adianta ter o melhor ponto do mundo se você não consegue se comunicar bem com o público que passa em frente de sua loja.

Ele é fundamental e talvez a peça mais importante dos 4 P’s do Marketing!

Um ótimo livro sobre o assunto é o que está aí embaixo. Clique nele para saber mais, ok?

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Marketing para o Século XXI, de Philip Kotler

Resumo

Neste artigo você aprendeu sobre:

  • O que é Marketing;
  • Os Fundamentos Estratégicos;
  • Os Fundamentos Táticos.

Se você tiver alguma dúvida, escreva-me abaixo.

Vejo você no próximo artigo!

Um Grande Abraço!

Ricardo Hashizume

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